"" Elisa: Como elaborar um currículo simples e eficiente

quinta-feira, 15 de março de 2018

Como elaborar um currículo simples e eficiente



Você já deve ter lido vários textos sobre como elaborar um bom currículo, mas aqui estão algumas dicas que com certeza são novas para você e vão ajudar a deixar seu currículo ainda melhor e mais completo! É importante que você saiba que seu currículo é seu histórico profissional. Quanto mais bem feito e detalhado, maiores são suas chances de se recolocar no mercado de trabalho. Evite os excessos, é importante ser objetivo. Saiba que, o que os recrutadores das grandes empresas procuram são bons profissionais, que tem como característica a objetividade. Currículos cheios de “perfumarias” geralmente são fracos em dados importantes.
1° passo: Não se escreve mais “currículo” ou “currículo vitae” no alto da pagina. Comece seu currículo com seus dados pessoais, coloque seu nome, telefone (com DDD), e-mail e endereço. Currículo não é contrato. Por isso, não é necessário mencionar seu CPF, RG ou carteira profissional. A não ser que a empresa solicite.
2° passo: Perfil Profissional. Esta é a mais importante parte do currículo. É o momento de escrever um resumo de suas experiências, formação, objetivo e profissional.
3° Passo: Formação. Se for um candidato de 2° grau, coloque a escola e o ano em que estiver cursando. Se for um candidato do ensino superior, torna-se desnecessário escrever sobre o 1° ou 2° graus. Foque na graduação, dizendo o nome da Instituição, nome do curso, data de início e fim ou previsão de conclusão se ainda estiver cursando. Utilize as mesmas dicas para Pós-graduação.
4° passo: Experiência Profissional. Momento de descrever suas experiências, diga a Empresa, Cargo, Período (data de início e fim) e Atividade.
5° passo e ultimo passo: Formação Complementar. Momento de falar sobre cursos menores, de curta duração. Escreva a instituição, carga horária e ano de realização. Línguas também podem ser descritas neste espaço ou podem criar um tópico a parte para Idiomas. Diga o nível, por exemplo, Básico, Intermediário ou Avançado. Coloque em qual instituição fez seu curso de idioma e há quanto tempo estuda aquela língua. Descreva também seus conhecimentos em informática e o nível de seu conhecimento, além de outros que julgar relevantes.
Por fim, vamos a algumas dicas gerais:
• Tente não ultrapassar 2 páginas de currículo. É garantido que o recrutador não irá ler o currículo inteiro se este for muito longo;
• Erros de português são inaceitáveis. Cuidado com a escrita;
• Não diga características pessoais como: Sou dinâmico, aprendo rápido, bom relacionamento interpessoal. Qualquer candidato pode dizer isso, o momento da entrevista ou de uma possível dinâmica, será o momento de demonstrar suas habilidades comportamentais e pessoais e não no currículo;
• Ao enviar o currículo, diga no assunto do e-mail o nome da vaga para qual deseja se candidatar, isso ajudará o trabalho do recrutador;
• E a mais importante de todas as dicas: Não minta, seja sincero e coerente em seu currículo!
Tenha seu próprio negócio agora mesmo, saiba mais aqui!!

Vídeo criado por Adriana Cubas

Nenhum comentário:

Postar um comentário